Que Portugal de moto não é a primeira opção de destino para os motoqueiros brasileiros, já sabemos. Os meus motivos para viajar para lá, contei aqui na publicação anterior. Então está na hora de falar um pouco sobre como foi o planejamento dessa viagem.
Como primeiros passos para o planejamento, tentei responder as seguintes perguntas:
1. Quantos dias de viagem?
2. Qual estação do ano / quais serão as condições meteorológicas?
3. Qual a média de quilometragem diária estaríamos dispostos a percorrer?
4. Quais cidades ou estradas não podem faltar?
5. Afinal, conseguiremos alugar a moto que queremos?
Antes de começar a falar sobre cada ponto, é muito importante lembrar que por mais detalhado que o seu planejamento seja, é essencial que você e ele sejam flexíveis para mudanças ou situações inesperadas. A vida é assim e essa é a graça de se pilotar e ter liberdade para viajar de moto. Planeje com folga e inclua um tempo extra para pegar uma estrada que um local possa te recomendar ou resolver alguma manutenção inesperada na moto. O que quero dizer com isso é: planejar é importante, mas não seja engessado!
Dito isso, vamos ao que interessa...
Dias de Viagem
No meu entendimento, todo roteiro depende do tempo disponível que temos. Nesse caso, tínhamos apenas 4 dias, entre 2 e 5 de janeiro de 2018. Ainda bem, Portugal não é um país tão grande e o segundo ponto ajudaria a delimitar um pouco mais o roteiro.
Uma observação importante: apesar do nosso escasso tempo disponível, recomendo demais rodar mais e conhecer melhor o país. Você não irá se arrepender!
Estação do Ano / Condições meteorológicas
Europa em janeiro? Frio! A época que podíamos fazer essa viagem caiu praticamente no meio do inverno europeu. E aí a tecnologia ajudou bastante para entender se a viagem seria uma furada e como deveríamos melhor nos preparar. Isso porque muitos serviços de meteorologia guardam a série histórica das condições climáticas, então foi mapear as cidades que a gente gostaria de percorrer e procurar algum serviço em que essas informações fossem públicas. Nesse caso, usei o weather.com.
A vontade de conhecer cidades ao norte do país como Porto e Coimbra era grande, mas dificilmente conseguiríamos por causa da chuva e do frio. Seria uma gelada, literalmente. E depois de confirmar na série histórica, foi fator determinante para excluirmos a região do nosso roteiro e focar no sul, que mesmo com a temperatura mais baixa em comparação com nosso inverno, seria bem mais tranquilo.
Média de quilometragem diária
Viajar de moto é bom demais e sim o caminho é mais importante que o destino. Mas eu tenho que lembrar uma coisa: viajo com garupa e isso influencia muito no tipo de viagem que preciso planejar. Apesar de conseguir apreciar a paisagem muito melhor que o piloto, imagino que não deva ser fácil ficar longas horas na garupa.
É pensando nela que imagino a quilometragem final do dia, horas percorridas e as paradas, que acabam ficando entorno de 200 quilômetros para abastecer, esticar as pernas e comer alguma coisa caso necessário.
Isso não é uma regra, apenas um norte. Até porque muitas vezes a quilometragem não quer dizer muito e o que dita mesmo o tempo e o cansaço são as condições das estradas percorridas.
Portugal não é um país extenso. Por exemplo, para ir de Lisboa a Faro, na região de Algarve, são aproximadamente 280 quilômetros, o que significa no máximo 3 horas caso você percorra pelas autoestradas.
Pensando nos 4 dias que teríamos disponíveis e sabendo que a área que pretendíamos percorrer não é tão extensa, imaginei um primeiro dia longo e os seguintes mais tranquilos, totalizando aproximadamente mil quilômetros (média de 250 km por dias).
Quais cidades e estradas não podem faltar
Rumo ao Sul, mas antes… Leste! Já que a Espanha fica bem próxima, pensamos várias vezes em seguir para lá, mas por causa do tempo que tínhamos e por nenhum de nós dois conhecermos absolutamente nada de Portugal, abortamos a ideia. Mesmo assim, queríamos chegar a Elvas, a cidade fronteiriça localizada a leste de Lisboa para conhecer o aqueduto e o castelo que guardava a região.
Voltando um pouco para o centro e descendo, Évora e a famosa capela de ossos não poderia faltar. E com a ideia de não seguir por autoestradas em mente, pensamos em descer por Serpa e continuar pelo interior do país.
Passando pelo Parque Natural do Vale do Guadiana e já na região Sul, conhecida como Algarve, a ideia foi tentar pegar o máximo da costa, de leste a oeste, passando por Olhão, Faro, Albufeira e Lagos, até chegar em Sagres e aos magníficos Fortaleza de Sagres e Cabo de São Vicente – as Caravelas que chegaram até o Brasil passaram por ali!
Nosso roteiro sempre teve como partida e destino Lisboa, então para o norte seguiríamos bem próximo a sensacional Costa Vicentina, no Alentejo, até Tróia, uma cidade aparentemente recém-construída e totalmente focada no turismo de temporada (verão, claro).
De lá, iríamos pegar a balsa para Setúbal e antes de voltar para Lisboa, pegaríamos a Serra da Arrábida e iríamos conhecer, se desse tempo, Estoril, Cascais e Sintra.
Mas afinal, conseguirei alugar uma Harley-Davidson?
Assim que comecei a pesquisar sobre essa viagem de moto, me questionei sobre a facilidade ou dificuldade em alugar uma Harley-Davidson na Europa. Perguntei no Fórum Harley se alguém já havia tentado e a resposta foi unânime: não há Harley para alugar em Portugal!
Mas não ia desistir assim tão fácil. Sabia da existência de uma concessionária Harley-Davidson em Lisboa e minha primeira tentativa iria ser exatamente nela. Já que que nos EUA eles oferecem esse tipo de serviço, imaginei que na Europa poderia ser igual. Enviei e-mail para eles, que responderam que não locavam motos (pelo visto, só nos Estados Unidos mesmo é possível alugar com o concessionário).
Pesquisando um pouco mais descobri o site www.rentalmotorbike.com, que é uma plataforma que conecta usuário final com locadora de praticamente qualquer lugar do mundo (seguindo a tendência Uber). Foi a única opção que achei para alugar uma Harley-Davidson em Portugal. Se recomendo, é outra história. O que importa é que conseguimos alugar uma Harley-Davidson Softail Heritage, uma excelente moto para a viagem que queríamos.
Enfim, o roteiro planejado!
Depois de tudo isso, finalmente cheguei ao planejamento do roteiro final:
🎥 Equipamentos que uso (ou já usei) e recomendo:
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