Harleys Boas Para Viajar pelo Preço da 883
- One Cycle Club
- 24 de mai. de 2020
- 12 min de leitura
BEM-VINDO AO ONE CYCLE CLUB! PARA QUEM NÃO ME CONHECE, ME CHAMO LEONARDO E NESTE CANAL COMPARTILHO UM POUCO DAS MINHAS EXPERIÊNCIAS SOBRE DUAS RODAS.
MAS, COMO ESTAMOS EM UM PERÍODO EM QUE NÃO DEVEMOS RODAR TANTO DE MOTO O QUANTO GOSTARÍAMOS, ESTOU AQUI EM CASA NESTE, DIGAMOS, ESTÚDIO IMPROVISADO, PARA FALAR SOBRE AS CINCO HARLEYS NO VALOR DE UMA OITO OITO TRÊS IRON ZERO QUILÔMETRO QUE EU COMPRARIA SE O MEU FOCO FOSSE VIAJAR!
E NO MOMENTO QUE ESSE VÍDEO ESTÁ SENDO FILMADO, NO SITE DA HARLEY-DAVIDSON DO BRASIL UMA SPORTSTER OITO OITO TRÊS IRON ZERO QUILÔMETRO ESTÁ EM PROMOÇÃO COM O PREÇO A PARTIR DE TRINTA E NOVA MIL E NOVECENTOS REAIS, MAS VAMOS ARREDONDAR AQUI PARA QUARENTA MIL PARA FACILITAR A COISA TODA AQUI.
EU SEI, TRINTA E NOVE OU QUARENTA MIL REAIS PARA UMA MOTO É MUITA COISA // MOTOS REALMENTE ESTÃO CARAS, MAS NÃO VOU FICAR FALANDO SOBRE ISSO AGORA PORQUE ESSE NÃO É O ASSUNTO DO VÍDEO // O FATO É QUE ENTRE AS HARLEYS, A OITO OITO TRÊS FOI A SEGUNDA MOTO MAIS PRODUZIDA PELA MARCA NO BRASIL EM DOIS MIL E DEZENOVE, FICANDO ATRÁS APENAS DA FAT BOY COM O NOVO MOTOR MILWAUKEE EIGHT DE 107 POLEGADAS CÚBICAS. E ISSO É IMPRESSIONANTE, VISTO QUE É UMA MOTO QUE TEM UM MOTOR DE TRINTA E DOIS ANOS.
E EU ENTENDO, A OITO OITO TRÊS É UMA MOTO QUE EU ACHO INCRÍVEL // SE TRATANDO DE HARLEY, É UMA MOTO PEQUENA, ÁGIL, EXTREMAMENTE PERSONALIZÁVEL E AINDA É A MAIS “BARATA” NO PORTFÓLIO DA MARCA AQUI NO BRASIL // INCLUSIVE JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE TIRAR UMA OITO OITO TRÊS IRON ZERO QUILÔMETRO DA CONCESSIONÁRIA, QUE FOI A MINHA PRIMEIRA HARLEY – NÃO QUE EU TIVESSE TIDO MUITAS, JÁ QUE A DYNA STREET BOB, A MOTO QUE ESTOU HOJE, É A MINHA SEGUNDA, MAS TUDO BEM...
MAS O QUE INTERESSA AQUI É QUE EM UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA EM QUE EU TIVESSE HOJE QUARENTA MIL REAIS E QUISESSE COMPRAR UMA HARLEY-DAVIDSON COM FOCO MAIOR EM VIAGENS, COM A EXPERIÊNCIA QUE TENHO HOJE, PROVAVELMENTE EU ESCOLHERIA UMA DESSAS CINCO MOTOS QUE VOU DIVIDIR AQUI COM VOCÊS.
E O MELHOR? TODAS ELAS ESTÃO REALMENTE A VENDA NA ÉPOCA QUE ESTOU PRODUZINDO ESSE VÍDEO – OU SEJA, MAIO DE DOIS MIL E VINTE – E ESTOU COLOCANDO O LINK DE CADA UMA NA DESCRIÇÃO DO VÍDEO.
VALE LEMBRAR QUE NÃO ESTOU SENDO PATROCINADO PELA WEBMOTORS, PELOS VENDEDORES DESSAS MOTOS E MUITO MENOS PELA HARLEY-DAVIDSON.
ENTÃO VAMOS LÁ!
5. 1200 CUSTOM CB LIMITED 2016
SEM SAIR DA FAMÍLIA SPORTSTER, O QUINTO LUGAR NESSA LISTA FICA COM A MIL E DUZENTAS CUSTOM CB LIMITED ANO 2016, QUE ENCONTREI AQUI NA COR CINZA E NO VALOR DE TRINA E CINCO MIL REAIS. É A MOTO QUE CONSIDERO SER A MAIS “COMPORTADA”, DIGAMOS ASSIM, DA FAMÍLIA DE MOTORES EVOLUTION ENTRE OITOCENTAS E MIL E DUZENTAS CILINDRADAS QUE FORAM OFERECIDAS PELA HARLEY-DAVIDSON AQUI NO BRASIL, JÁ QUE ESSA MOTO INFELIZMENTE SAIU DE LINHA…
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESSA MOTO SÃO: O MOTOR EVOLUTION DE MIL E DUZENTAS CILINDRADAS, COMO O PRÓPRIANOME DIZ, O GUIDOM MINI APE HANGER DE 10 POLEGADAS, AS RODAS RAIADAS ARO DEZESSEIS TANTO NA DIANTEIRA QUANTO NA TRASEIRA E COM O PNEU DIANTEIRO UM POUCO MAIS LARGO DANDO UM VISUAL DE UMA MOTO MAIOR DO QUE APARENTA.
TAMBÉM TEMOS AS PEDALEIRAS AVANÇADAS ORIGINAIS E, O PRINCIPAL SE TRATANDO DE UMA SPORTSTER, É O TANQUE DE COMBUSTÍVEL COM CAPACIDADE DE DEZESETE LITROS.
PARA UMA VIAGEM LONGA, OS CONTRAS QUE CONSIDERO QUE ESSA MOTO POSSUI SÃO:
PRIMEIRO, O CÂMBIO DE CINCO VELOCIDADES, QUE FAZ COM QUE O MOTOR GIRE EM ROTAÇÕES MAIS ALTAS EM VELOCIDADES MAIORES, FORÇANDO UM POUCO MAIS O MOTOR E AUMENTANDO O RUÍDO, QUE EM UMA VIAGEM LONGA PODE CHEGAR A INCOMODAR DEPENDENDO DO ESCAPAMENTO QUE VOCÊ TEM NELA.
O SEGUNDO PONTO TAMBÉM É UMA CARACTERÍSTICA DO MOTOR EVOLUTION DE MIL E DUZENTAS CILINDRADAS QUE É O MENOR RENDIMENTO NO CONSUMO DE GASOLINA EM ROTAÇÕES MAIS ALTAS. ENTÃO SE VOCÊ DE FATO QUER APROVEITAR O TANQUE BEM MAIOR QUE O DA OITO OITO TRÊS, PRECISA SER UM CARA QUE CURTE VIAJAR MAIS TRANQUILO.
TERCEIRO SÃO AS RODAS RAIADAS, QUE SE POR UM LADO SÃO MAIS CONFORTÁVEIS EM TERRENOS IRREGULARES, POR OUTRO TEM A NECESSIDADE DE SE USAR CÂMARA DE AR NOS PNEUS // E AÍ TEM MUITA GENTE QUE FAZ UM MONTE DE COISA PARA VEDAR A RODA, MAS EU NUNCA TESTEI E NÃO POSSO DIZER SE FUNCIONA OU NÃO. TANTO É QUE NA MINHA DYNA STREET BOB TROQUEI AS RODAS RAIADAS POR RODAS DE LIGA LEVE.
EM ESPECÍFICO SOBRE ESSA MIL E DUZENTAS, ELA ESTÁ TODA ORIGINAL, COM APENAS DEZ MIL QUILÔMETROS E O ANO É DOIS MIL E DEZESSEIS, ENTÃO SEM DÚVIDAS ESSA SERÁ A OPÇÃO MAIS NOVA DESSA LISTA.
ALGUM PONTOS DE ATENÇÃO QUE DESTACARIA NESSE ANÚNCIO É O FATO DE QUE O PRÓPRIO VENDEDOR, QUE PARECE SER O DONO DELA, FALA QUE TODAS AS REVISÕES FORAM FEITAS NA CONCESSIONÁRIA. ENTÃO EU LEVARIA EM UMA OFICINA ESPECIALIZADA EM HARLEY PARA VERIFICAR NO MÍNIMO SE TEM GRAXA NA CAIXA DE DIREÇÃO.
CONFIRMARIA TAMBÉM SE TODOS OS FLUÍDOS E ÓLEOS FORAM TROCADOS NO TEMPO CORRETO, E AQUI TENHO QUE DIZER ALGUMAS COISA: EU ACREDITO QUE OS ÓLEOS DO MOTOR, PRIMÁRIA E CÂMBIO DEVAM SER TROCADOS A CADA SEIS MESES CASO ANTES NÃO ATINJA QUATRO MIL QUILÔMETROS E O ÓLEO DA SUSPENSÃO E FLUÍDOS DE FREIO A CADA DOZES MESES. MAS ISSO TAMBÉM VAI DEPENDER MUITO DO TIPO DE USO QUE CADA PESSOA DÁ PARA SUA MOTO. É APENAS O QUE EU CONSIDERO.
POR ÚLTIMO E PELA QUILOMETRAGEM E ANO DESSA MOTO, FICARIA ATENTO AOS PNEUS, QUE APARENTAM AINDA SEREM OS ORIGINAIS E PODEM ESTAR RESSECADOS. SE VOCÊ REPARAR, INCLUSIVE AINDA TÊM OS PELINHOS
COMPRANDO ESSA MOTO, COM OS 5 MIL REAIS QUE SOBRAM E PENSANDO APENAS EM ACESSÓRIOS, TENTARIA TROCAR O ESCAPAMENTO, O FILTRO DE AR E COMPRARIA UM SISY BAR PARA CARREGAR A MALA E GARUPA.
4. ELECTRA GLIDE CLASSIC 2008 – R$ 38.900,00
EM QUARTO LUGAR TEMOS O SUPRASSUMO DAS HARLEYS QUANDO O ASSUNTO É VIAJAR COM CONFORTO // ESTAMOS FALANDO DE UMA TOURING ELECTRA GLIDE CLASSIC DOIS MIL E OITO NO VALOR DE TRINTA E OITO MIL E NOVECENTOS REIAS COM VINTE E SEIS MIL QUILÔMETROS RODADOS.
NÃO TENHO DÚVIDAS QUE EM UMA MOTO DESSAS VOCÊ VAI LONGE COM A SUA GARUPA E QUANDO CHEGAR NO DESTINO AINDA TERÁ DISPOSIÇÃO PARA BATER PERNA POR AÍ.
ALÉM DO CONFORTO, COMO CARACTERÍSTICAS DESSA MOTO TEMOS O MOTOR TWIN CAM DE MIL E SEISCENTAS CILINDRADAS, TANQUE DE GASOLINA GIGANTE DE QUASE VINTE E TRÊS LITROS DE CAPACIDADE, DOIS DISCOS DIANTEIROS PARA CONSEGUIR FREAR ESSE TRATOR COM MAIS EFICIÊNCIA, AMORTECEDORES COM REGULAGEM DE PRESSÃO A AR, OS TRÊS BAÚS QUE SE SOMADOS NÃO DUVIDARIA QUE TENHA MAIS LITRAGEM QUE MUITO CARRO POR AÍ, ALÉM DO BANCO RAINHA PARA A GARUPA E O MORCEGÃO COM PARABRISAS FIXADO NO RISER.
POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, PRA MIM ESSA MOTO TEM ALGUNS PONTOS QUE CONSIDERO SEREM CONTRAS PARA UMA VIAGEM LONGA.
PRIMEIRO É PRINCIPAL É O PESO DE QUATROCENTOS QUILOS, QUE SOMADOS A GARUPA E OS BAÚS CHEIOS, PODE SER UM PROBLEMA EM MANOBRAS EM BAIXA VELOCIDADE. JUNTE A ISSO O TAMANHO DESSE MONSTRO E CIDADES COM RUAS MENORES E VOCÊ PERDERÁ UM POUCO DE AGILIDADE, TENTO QUE PENSAR MUITO BEM ANTES DE FAZER QUALQUER MOVIMENTO OU TRAÇADO.
POR CAUSA DISSO NÃO TERIA CORAGEM, POR EXEMPLO, DE COLOCA-LA EM TRECHOS DE RÍPIO OU FORA DE ESTRADA E COM CERTEZA NÃO CONSEGUIRIA ANDAR EM QUALQUER CORREDOR, ENTÃO O TERCEIRO PONTO É A FALTA DE VERSATILIDADE DESSA MOTO.
E O QUARTO PONTO QUE LEVARIA EM CONSIDERAÇÃO É QUE QUANTO MAIOR A MOTO, MAIS CARA É MANTER.
E EM ESPECÍFICO SOBRE ESSA MOTO, DESTACO QUE SE VOCÊ FOR UM CARA QUE ESCOLHERIA UMA ELECTRA GLIDE PORQUE CURTE A TECNOLOGIA EMBACARCADA NO MORCEGÃO, AQUI VOCÊ TERÁ APENAS UM RÁDIO QUE TENHO DÚVIDAS QUE NÃO SERÁ MUITO ÚTIL. MAS SE VOCÊ FOR HIPSTER, COM CERTEZA VAI CURTIR O ESTILÃO MAIS RETRÔ.
UMA DAS COISAS QUE ME CHAMOU ATENÇÃO É A BAIXÍSSIMA QUILOMETRAGEM EM RELAÇÃO A PROPOSTA E ANO DA MOTO. COM OS VINTE E SEIS MIL QUILÔMETROS NO HODÔMETRO, É COMO SE ELA TIVESSE RODADO APENAS DOIS MIL E QUINHENTOS QUILÔMETROS POR ANO. E ISSO É MUITO POUCO.
POR ISSO OLHARIA TAMBÉM, ALÉM DOS ÓLEOS E FLUÍDOS, A VALIDADE DOS PNEUS E FICARIA UM POUCO MAIS ATENTO A PARTE ELÉTRICA DELA, PRINCIPALMENTE A QUE VAI POR BAIXO DO MORCEGÃO.
EM CONTRAPARTIDA, OS ACESSÓRIOS QUE ESTÃO NELA SÃO IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE A MARCHA RÉ, QUE NÃO TENHO DÚVIDAS QUE SERÁ MUITO ÚTIL PARA RODAR POR CIDADES MENORES OU COM INCLINAÇÕES MAIORES. E TAMBÉM AS PONTEIRAS ESPORTIVAS, QUE ACHO INDISPENSÁVEL EM QUALQUER HARLEY-DAVIDSON.
COM OS MIL E CEM REAIS QUE SOBRAM QUANDO COMPRO ESSA MOTO, TROCARIA O FILTRO DE AR POR UM ESPORTIVO, NEM QUE SEJA APENAS O ELEMENTO FILTRANTE. O QUE SOBRASSE, SE SOBRASSE, PEGARIA A ESTRADA.
3. SOFTAIL HERITAGE CUSTOM 2009 – R$ 38.500,00
EM TERCEIRO LUGAR ESTÁ UM MODELO QUE JÁ TIVE O PRAZER DE PILOTAR NAS ESTRADAS DE PORTUGAL E POSSO FALAR UMA COISA COM PROPRIEDADE: ESSA MOTO É INCRÍVEL PARA VIAJAR. ESTAMOS FALANDO AQUI DA SOFTAIL HERITAGE CUSTOM DOIS MIL E NOVE NESSA BELÍSSIMA COR AZUL, APENAS DEZESSETE MIL QUILÔMETROS E NO VALOR PEDIDO DE TRINTA E OITO MIL E QUINHENTOS REAIS.
E UMA COISA ENGRAÇADA DESSA MOTO É QUE ELA EM SUA VERSÃO TODA ORIGINAL EU NÃO CONSIDERARIA COMPRA-LA E TALVEZ NEM ESTIVESSE NESSA LISTA MESMO SABENDO QUE É UMA MOTO QUE ENTREGA TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA VIAJAR: MOTOR SUFICIENTE, MUITO CONFORTO TANTO PARA O PILOTO QUANTO PARA A GARUPA E OS ALFORJES, QUE NÃO SÃO TÃO GRANDES, MAS SÃO GRANDES O SUFICIENTE PARA UMA VIAGEM MAIS MINIMALISTA.
E A MANEIRA QUE ESSA MOTO QUE ENCOTREI AQUI ESTÁ PERSONALIZADA, NESSE ESTILO CHICANO, MOSTRA TODO O POTENCIAL QUE ELA POSSUI E QUE NORMALMENTE FICA ESCONDIDO POR TRÁS DO VISUAL MAIS CLÁSSICO COM MUITO CROMADO E CHEIO DE DETALHES NOS BANCOS E ALFORJES. E ESSA COR AZUL AJUDA TAMBÉM...
MAS COMO PERSONALIZAÇÃO CADA UM TEM A SUA PREFERIDA, VAMOS FALAR UM POUCO MAIS SOBRE A HERITAGE, JÁ QUE ELA VEM COM O MOTOR TC NOVENTA E SEIS DE MIL E SEISCENTAS CILINDRADAS, TANQUE DE 17 LITROS, PARABRISA, ALFORJES E, SE NÃO ME ENGANO, SISSY BAR COM ENCOSTO PARA A GARUPA. // TODOS ESSES ITENS COMBINADOS FAZEM DESSA MOTO UMA LEGÍTIMA ESTRADEIRA.
A ÚNICA DESVANTAGEM QUE VEJO NESSA MOTO PARA GRANDES VIAGENS SÃO REALMENTE AS RODAS RAIADAS E NECESSIDADE DE USAR PNEUS COM CÂMARA DE AR. INCLUSIVE EU TIVE PROBLEMAS COM ISSO DURANTE A MINHA VIAGEM COM UMA HERITAGE EM QUE O PNEU CHEOGU A SAIR DA RODA E NÃO FOI TÃO FÁCIL ACHAR UMA OFICINA QUE TIVESSE OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA FAZER O REPARO EM UMA CIDADE DE PORTUGAL COM UM POUCO MAIS DE QUINZE MIL HABITANTES.
ESPECIFICAMENTE NESSE EXEMPLAR QUE ACHEI AQUI, NÃO MEXERIA EM NADA REFERENTE A CUSTOMIZAÇÃO. E ISSO PORQUE SE A GENTE PARAR PRA ANALISAR BEM, PARECE QUE O DONO NÃO FEZ MUITO ALÉM DE TIRAR ALGUMAS COISAS E COLOCAR UM ESCAPAMENTO RABO DE PEIXE.
MAS JUSTAMENTE POR CAUSA DA MANEIRA QUE ELA TÁ PERSONALIZADA, ACHO TAMBÉM QUE NÃO TERIA CORAGEM DE ENFRENTAR UM TRECHO FORA DE ESTRADA...
E SE A ELECTRA GLIDE ESTAVA POUCO RODADA, ESSA HERITAGE ESTÁ MENOS AINDA. COM DEZESSETE MIL QUILÔMETROS, É COMO SE TIVESSE RODADO APENAS MIL E QUINHENTOS QUILÔMETROS POR ANO DESDE A SUA FABRICAÇÃO.
AS ÚNICAS COISAS QUE PERGUNTARIA PARA O VENDEDOR, ALÉM DE CONHECER UM POUCO MAIS O HISTÓRICO DA MOTO, É SE OS ITENS ORIGINAIS VIRIAM COM ELA, PELO MENOS O BANCO DO GARUPA, OS ALFORGES E O SISSY BAR QUE SÃO ACESSÓRIOS QUE CONSIDERO IMPORTANTES PARA PEGAR A ESTRADA. CASO VIAJASSE SOZINHO, ACREDITO QUE OS ALFORJES JÁ ME BASTARIAM.
OS PONTOS DE ATENÇÃO FICAM COM A FREQUÊNCIA DAS REVISÕES E SE FORAM FEITAS DE FORMA ADEQUADA E A VALIDADE DOS PNEUS, NÃO PARECEM SER OS ORIGINAIS, MAS QUE PELO ANO VALE A PENA CONFERIR.
ENTÃO COM OS MIL E QUINHENTOS REAIS QUE SOBRARIAM COMPRANDO ESSA MOTO, ACHO QUE PEGARIA A ESTRADA COM ESTILO APÓS UMA REVISÃO BÁSICA.
2. ROAD KING CLASSIC 2010 – 39.000 KM – R$ 39.999,00
NO SEGUNDO LUGAR TENHO AQUI UM SONHO DE CONSUMO: UMA ROAD KING CLASSIC 2010 COM TRINTA E NOVE MIL QUILÔMETROS E ANUNCIADA POR TRINTA E NOVE MIL E NOVECENTOS E NOVENTA E NOVE REAIS. NO LIMITE DO NOSSO LIMITE ESTIPULADO DEMOCRATICAMENTE POR MIM MESMO.
PRA MIM, ESSA É A MOTO PERFEITA PRA FAZER COMPANHIA PRA ORELHUDA, A MINHA DYNA STREET BOB. E NEM TEM MUITO O QUE FALAR SOBRE ELA, JÁ QUE O NOME ENTREGA TUDO. A NÃO SER QUE APESAR DO TAMANHO DE UMA TOURING E DO PESO APROXIMADO DE TREZENTO E CINQUENTA QUILOS EM ORDEM DE MARCHA - OU SEJA, COM OS FLUÍDOS, ÓLEOS E GASOLINA – É CONSIDERADA UMA DAS MOTOS MAIS FÁCEIS DA HARLEY DE SE MANOBRAR EM BAIXA VELOCIDADE. TALVEZ SEJA POR ISSO QUE ATÉ HOJE ELA É AINDA USADA POR BATEDORES DO MUNDO INTEIRO E TAMBÉM EM CAMPEONATOS DE VELOCIDADE EM CIRCUITO DE MANOBRAS FECHADAS.
REZA A LENDA QUE EM UMA ÉPOCA NÃO MUITO DISTANTE A ROAD KING ERA O VEÍCULO MAIS RÁPIDO A RODAR PELAS ESTRADAS BRASILEIRAS E POR ISSO A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL A USAVA PARA PATRULHAR NOSSAS RODOVIAS. // O TÍTULO DE MAIS RÁPIDA JÁ FOI BATIDO A MUITO TEMPO, MAS NO QUESITO ESTILO ELA CONTINUA SENDO SOBERANA – PELO MENOS NA MINHA HUMILDE OPINIÃO.
COM A SUA CAPACIDADE DE 23 LITROS DE COMBUSTÍVEL, AMORTECEDORES REGULADOS COM PRESSÃO A AR E O CONJUNTO DE FREIOS COMPOSTO POR DISCOS DUPLOS NA FRENTE E SIMPLES NA TRASEIRA, ALÉM DE SEUS ALFORJES, FAZEM COM QUE A ROAD KING SEJA A TOURING PREFERIDA PARA ESTAR NA MINHA GARAGEM.
ESSE MODELO, QUE AQUI OSTENTA O SEGUNDO LUGAR NA LISTA, PARECE ESTAR TODA ORIGINAL, ENTÃO TERIA QUE INVESTIR MAIS QUE O MEU ORÇAMENTO DE QUARENTA MIL REAIS PARA TROCAR O ESCAPAMENTO, O FILTRO DE AR E COMPRAR UM SISSY BAR PARA LEVAR A GARUPA.
E SE SUBSTITUÍSSE AS RODAS RAIADAS POR LIGA LEVE, PROVAVELMENTE ENCARARIA QUALQUER VIAGEM COM ELA.
COMO CONTRAS PARA UMA VIAGEM LO NGA, DESTACO MAIS UMA VEZ AS RODAS RAIADAS E A DIFICULDADE COM ELA CASO SEJA NECESSÁRIO TROCAR A CÂMARA DE AR.
1. DYNA SWITCHBACK 2013 – 26.400 KM - R$ 35.900
E CHEGAMOS AO PRIMEIRO LUGAR. ESSA QUE INCLUSIVE FOI UMA FORTÍSSIMA CANDIDATA ANTES DE DECIDIR PELA STREET BOB. É A MOTO QUE, NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, MERECE O TÍTULO DE MELHOR MOTO PARA SE VIAJAR PELO PREÇO DE UMA OITO OITO TRÊS ZERO QUILÔMETRO POR SER VERSÁTIL, BONITA E OFERECER O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO QUE SE PODE TER POR SER MAIS LEVE QUE UMA TOURING, TER UMA PERFORMANCE MELHOR QUE AS SOFTAILS QUE COMPARTILHAM O MESMO MOTOR E SER MAIS CONFORTÁVEL QUE UMA SPORTSTER.
ESTAMOS FALANDO DESSA BELÍSSIMA DYNA SWITHBACK ANO DOIS MIL E TREZE COM VINTE E SEIS MIL QUILÔMETROS E ANUNCIADA POR TRINTA E CINCO MIL E NOVECENTOS REAIS.
FALANDO UM POUCO SOBRE AS DYNAS, ELAS TALVEZ SEJAM AS MOTOS MAIS POLÊMICAS DA HARLEY, JÁ QUE MUITAS PESSOAS AMAM E AS OUTRAS ACHAM QUE FORAM UM ERRO DE PROJETO DA MARCA. O FATO É QUE FICANDO ALI NO INTERMÉDIO DAS FAMÍLIAS SPORTSTER E SOFTAIL, AS DYNAS LEVANDO COMO HERANÇA MUITAS CARACTERÍSTICAS DE SUAS PRIMAS. DA SPORTSTER, RECECEBERAM A TRASEIRA, OS AMORTECEDORES BISHOCK E A AGILIDADE; DA SOFTAIL, O TANQUE, O COMPRIMENTO E O MOTOR, QUE DA FORMA QUE É MONTADO NO CHASSI FAZ COM QUE SEJAM OS MODELOS QUE MAIS VIBRAM MAS QUE TAMBÉM FIQUEM AINDA MAIS ESPERTA E, POR ISSO, FOI E CONTINUA SENDO A PREFERIDA QUANDO A GALERA MAIS NOVA VAI ESCOLHER POR UMA HARLEY. POR ISSO EU ATÉ ACHO QUE FOI UM TIRO NO PÉ QUE A MONTADORA DEU QUANDO TIROU ELA DO PORTFÓLIO. NÃO TENHO DÚVIDAS QUE AS NOVAS DYNATAILS SÃO EXCELENTES, MAS A DYNA JÁ TINHA UMA MARCA E UMA REPRESENTIVIDADE MUITO FORTE NO PÚBLICO MAIS NOVO.
COSTUMO DIZER, POR EXEMPLO, QUE AS DYNAS NA VERDADE SÃO SPORSTER BOMBADAS E COM UM TANQUE DE COMBUSTÍVEL MAIOR. MAS SE VOCÊ REPARAR NA SWITHCBACK, ELA É A DYNA QUE TALVEZ MAIS BEBA DA FONTE DAS SOFTAILS. // SUA FRENTE COM GARFOS COM DIÂMETRO MAIS LARGO, FAROL MAIOR, GUIDOM MINI APE E PARABRISA LEMBRAM ATÉ UMA HERITAGE. SEM CONTAR AS PLATAFORMAS MAIS AVANÇADAS, OS ALFORJES, QUE NESSE CASO SÃO EM FIBRA AO INVÉS DE COURO E DÃO UM AR ATÉ MAIS JOVEM PRA ELA E O SISSY BAR COM ENCOSTO PARA A GARUPA. ATÉ MESMO A QUANTIDADE DE CROMADOS LEMBRA MAIS UMA SOFTAIL...
SÓ QUE AS SEMELHANÇAS PAREM POR AÍ, JÁ QUE A SWICTHBACK TEM CARACTERÍSTICAS ÚNICAS E QUE CONSIDERO AINDA MELHORES QUE A PRÓPRIA HERITAGE, COMO O ESCAPAMENTO DOIS EM UM QUE É O IDEAL PARA UM PROJETO FOCADO EM PERFORMANCE E AS RODAS DE LIGA LEVE PARA VOCÊ VIAJAR MUITO MAIS TRANQUILO SEM PRECISAR DE CÂMARA DE AR NOS PNEUS. E PRA QUANDO VOCÊ NÃO ESTIVER VIAJANDO, BASTA TIRAR A BOLHA, OS ALFORJES E O SISSY BAR E ELA CONTINUARÁ SENDO EXTRAMAMENTE ÁGIL PARA ENFRENTAR OS CORREDORES E TRÂNSITO DA CIDADE.
FICA ATÉ DIFÍCIL ACHAR ALGUM CONTRA NESSA MOTO, JÁ QUE NA MINHA HUMILDE OPINIÃO É A MOTO QUE SAIU DA FÁBRICA DA MANEIRA MAIS EQUILIBRADA PARA ENCARAR PRATICAMENTE QUALQUER SITUAÇÃO. TALVEZ POR SER DA FAMÍLIA QUE MAIS VIBRA? OU ENTÃO POR TER MUITO CROMADO... SEI LÁ, ACHO QUE O ÚNICO PÊNALTI QUE A MARCA COMETEU COM AS DYNAS DE FORMA GERAL AQUI NO BRASIL FOI NÃO TER TRAZIDO ELAS COM OS MOTORES CENTO E TRÊS.
NO CASO DESSE MODELO QUE TRAGO AQUI, ELA PARECE ESTAR BEM ORIGINAL, APENAS COM UMA PONTEIRA ESPORTIVA. E, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, NA RELAÇÃO ANO POR QUILOMETRAGEM, ESSA É A MAIS RODADA DA LISTA. COM APENAS VINTE E SEIS MIL E QUATROCENTOS QUILÔMETROS, É COMO SE ELA TIVESSE RODADO ALGO ENTORNO DE TRÊS MIL E OITOCENTOS QUILÔMETROS POR ANO DESDE QUE SAIU DA FÁBRICA. O QUE, VAMOS COMBINAR AQUI, CONTINUA SENDO MUITO POUCO.
COMO PONTOS DE ATENÇÃO, DESTACO OS PNEUS, QUE APESAR DE JÁ NÃO SEREM OS ORIGINAIS QUE VIERAM DE FÁBRICA, CONSIDERO IMPORTANTE VERIFICAR A VALIDADE E SE ESTÃO RESSECADOS. ALÉM DISSO, ENTENDER O HISTÓRICO DA MOTO PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AS MANUTENÇÕES.
É AÍ COMPRANDO ESSA BELA DYNA SWITCHBACK, COM OS TRÊS MIL E CEM REAIS QUE ME SOBRAM TENTARIA INVESTIR PELO MENOS EM UM FILTRO DE AR MAIS BACANA E SE DESSE AINDA PINTARIA DE PRETO ALGUMAS PARTES PARA TIRAR UM POUCO DESSE CROMADO.
ENTÃO ESSA FOI A MINHA LISTA COM AS CINCO MOTOS QUE EU COMPRARIA NO VALOR DE UMA OITO OITO TRÊS ZERO QUILÔMETRO CASO MEU FOCO FOSSE VIAJAR. E VOCÊ, CONCORDA COM AS MINHAS ESCOLHAS? QUAIS SERIAM AS SUAS? MANDA AÍ NOS COMENTÁRIOS!
E É CLARO, LEMBRO QUE ESSE VÍDEO É APENAS UMA BRINCADEIRA. COMO DISSE NO INÍCIO, ACHO A OITO OITO TRÊS UMA MOTO EXCELENTE E, ACIMA DE QUALQUER COISA, ACREDITO QUE A MELHOR MOTO PARA VIAJAR É A MOTO QUE TEMOS. O MAIS IMPORTANTE É ESTAR NA ESTRADA COM SORRISO NO ROSTO.
É ISSO! UM ABRAÇO E ATÉ O PRÓXIMO VÍDEO.
FUI!
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